Fechar [X]

Nome de skatista substitui o de general em praça de São Paulo

 False

Por Armen Pamboukdjian

Curtir

13/09/2017

Pela primeira vez na história a cidade de São Paulo homenageia um skatista com seu nome em um logradouro público.

É o caso de Paulo Sella Neto, também conhecido como "Tin Tin", morador do bairro da Vila Maria, na zona norte de São Paulo, e que faleceu tragicamente em setembro de 2015. A homenagem 
foi publicada ontem (12/09) no Diário Oficial da Cidade.

Mas além disso, o nome de "Tin Tin" passa a estampar as placas de uma praça que antes homenageava Milton Tavares de Souza, General do Exército atuante de 1969 a 1974, durante a ditadura no país, e que foi responsável pela organização dos DOI-CODI em todo o Brasil, além de dirigir a operação Marajoara, quando militantes de esquerda  desapareceram e não foram encontrados até hoje. 

A praça está localizada no Parque Novo Mundo, que está na jurisdição da Prefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. É uma enorme praça próxima ao Parque Oyeno e da Via Dutra e que conta com uma pista de skate, da qual "Tin Tin" era um dos frequentadores.

A alteração do nome da praça faz parte do programa “RUAS DE MEMÓRIA“ criada durante a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (2012 - 2016), de iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – na época comandada pelo hoje vereador Eduardo Matarazzo Suplicy e que visa alterar 22 lugares públicos (ruas, avenidas e praças) que homenageam pessoas com ligações ao regime militar, de 1964 a 1985.

O processo para mudança dos nomes acontece através de Projeto de Lei (PL), separadamente para cada caso, quando é encaminhada pelos vereadores da Câmara Municipal e entra em duas votações; se aprovado, é encaminhado para análise e sanção do prefeito.

 

"Tin Tin" Eterno

Paulo Sella Neto ou "Tin Tin" nasceu
 em Londrina, no Paraná. Ainda pequeno, aos 4 anos de idade, se mudou com a família para São Paulo. Morador da Vila Maria, começou a andar de skate e frequentava assiduamente a Pista do Parque Novo Mundo, fundada em 2003.

Aos 19 anos de idade, ao tentar pegar uma pipa, Paulo acidentalmente sofreu uma queda da Ponte Parque Novo Mundo, caindo na Via Dutra que passa logo abaixo.

"Tin Tin" andava de skate diariamente na pista e junto com seus amigos (NWS, Malakos Skate, Skate Drink, Os Cruz Credo, Bilico), cuidava e zelava pelo pico. Ajudava a organizar campeonatos, melhorias, amigos, festas, mas sempre respeitando o lugar e as pessoas que o frequentam e era muito querido por todos

"Tin Tin" deixou um legado. Seus amigos já realizaram 3 edições de campeonatos em homenagem a ele (O Tin Tin Eterno) no local. Agora, com a alteração do nome da praça, eles conseguiram perpetuar sua memória mais uma vez.

 

Leia abaixo o decreto assinado pelo atual prefeito de São Paulo, João Dória.

O DECRETO ===  O Diário Oficial da Cidade desta 3ª feira (12/09/2017) publicou a lei que oficializa o novo nome na praça da Vila Maria/Parque Novo Mundo, conforme abaixo:

GABINETE DO PREFEITO JOÃO DORIA

LEI Nº 16.701, DE 11 DE SETEMBRO DE 2017

(Projeto de Lei nº 447/16, dos Vereadores Nabil Bonduki – PT, Eduardo Matarazzo Suplicy – PT, Isa Penna – PSOL e Toninho Vespoli – PSOL)

Fica alterada a denominação da Praça General Milton Tavares de Souza para Praça Paulo Sella Neto (Tin Tin), localizada no Distrito de Vila Maria, Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme, e dá outras providências. JOÃO DORIA, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 16 de agosto de 2017, decretou e eu promulgo a seguinte lei:

Art. 1º Fica alterada a denominação da Praça General Milton Tavares de Souza, situada no Setor 065, Quadras 70, 72, 74, 112 e 113, localizada no Distrito de Vila Maria, Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme, para Praça Paulo Sella Neto (Tin Tin).

Art. 2º As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 11 de setembro de 2017, 464º da fundação de São Paulo. –  JOÃO DORIA, PREFEITO –   ANDERSON POMINI, Secretário Municipal de Justiça – MILTON FLAVIO MARQUES LAUTENSCHLAGER, Secretário do Governo Municipal – Substituto Publicada na Secretaria do Governo Municipal, em 11 de setembro de 2017.

AS RAZÕES ===  JUSTIFICATIVA do Projeto de Lei 0447/2016 === O Decreto Nº 57.146 de 25/7/2016 institui o Programa Ruas de Memória que prevê a mudança progressiva de nomes de logradouros e equipamentos públicos municipais denominados em homenagem a pessoas, datas ou fatos associados a graves violações aos direitos humanos.

Milton Tavares de Souza foi uma dessas pessoas que teve seu nome atribuído a um logradouro público no Parque Novo Mundo, subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme: Praça General Milton Tavares de Souza. Ele foi diretor do Centro de Informações do Exército (CIE) durante o governo Médici e nessa função, foi responsável pela política de eliminação física dos inimigos do regime. Em 1969, tornou-se também responsável pela organização dos DOI-CODI em todo o Brasil, e das operações Bandeirante e Marajoara. Esta última preparou o terreno para o desmantelamento da Guerrilha do Araguaia. Faleceu em 1981 e em 2003, uma Praça de São Paulo recebeu o nome do general.

Trata-se de uma praça pavimentada e com rampas de skate, utilizada pelos jovens moradores da região como área de lazer e de prática do esporte. A proposta de mudança do nome para Praça Paulo Sella Neto, Tin Tin, como era conhecido, é uma homenagem que a população local quer prestar a esse jovem frequentador e skatista da praça cuja história de vida está muito ligada à comunidade e cuja morte precoce, causou grande comoção. Ao mesmo tempo, elimina o nome de um dos representantes da ditadura militar iniciada em 1964. Paulo Sella Neto nasceu em 29 de abril de 1997 em Londrina, PR e com 3 anos de idade veio para São Paulo, onde passou a morar na Vila Maria, perto da praça.

Faleceu em 17 de setembro de 2016 em consequência da queda que sofreu da ponte que passa sob a via Dutra, ao tentar pegar uma pipa. Desde cedo Tin Tin sempre teve vontade de praticar skate e ao juntar-se a um grupo de jovens frequentadores da praça, começou a buscar a evolução no skate e a mobilizar-se juntamente com o grupo da Praça, a procurar apoio e patrocínio. De acordo com depoimento de seus amigos, ele cuidava, amava e valorizava cada pedaço de grama que existe nessa praça que teve um papel muito grande em sua vida. Por essas razões, o nome Praça Paulo Sella Neto – Tin Tin, representará a todos que até hoje ajudam a cuidar da praça para que não seja só mais um logradouro abandonado em São Paulo. É a forma de homenageá-lo e de perpetuar sua memória.

- = - 

 
 
Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se